top of page

7 dicas para melhorar suas Landing Pages e aumentar sua conversão

Atualizado: 9 de mai. de 2024


O marketing de conteúdo tem lá seus desafios, quem explora com seriedade essa estratégia sabe. Uma pergunta comum entre o meio é: “O que eu posso fazer para melhorar as conversões da minha landing page?”. Para quem busca ser bem sucedido no mundo online, essa é uma pergunta que deve surgir em algum momento, já que essa é uma parte fundamental da estratégia.


Primeiro de tudo é que as suas landing pages precisam estar alinhadas com todo o seu planejamento estratégico, elas não são uma tática isolada, seu bom desempenho colabora para o desenvolvimento do seu projeto ou produto como um todo.


Ok, agora que já deixamos isso claro, que tal algumas dicas para otimizar suas landing pages? Não se preocupe, não é nada complexo. Às vezes, é preciso apenas algumas alterações simples e pronto! Você consegue criar LPs muito mais eficientes e que vão aumentar seu número de conversões.


Vamos lá?





Antes de começarmos as dicas…

você precisa saber que melhorar a sua landing page não é um bicho de sete cabeças. O processo de otimização ou criação, dependendo do seu caso, diz muito mais sobre criar uma boa experiência para o seu usuário. Uma forma prática de visualizar esse princípio é se colocando no lugar do seu público. Encare sua LP como uma página pela qual você mesmo passaria. Esse exercício ajuda a apontar onde e como você pode acrescentar melhorias.


Por exemplo:

O que te faria adicionar suas informações e converter naquela página que está navegando?


Você deve ter pensado em algo na linha de: "um design bonito e atraente, que passe confiança, junto de informações chaves que despertem a atenção, e seria bom ter uma prova social ou case, para passar mais segurança".


Ótimo, esse de fato já é um ponto de partida promissor. Para te ajudar ainda mais nessa estrada de um marketing de conteúdo estratégico, selecionamos 7 dicas para que você possa dar um upgrade nas suas landing pages!



1. Menos é mais!

Claro que a gente quer colocar coisas mirabolantes para enfeitar a landing page, mas isso pode ser na verdade, uma armadilha. A simplicidade é a melhor opção na hora de construir a sua LP. Praticidade e objetividade, de forma a entregar com clareza como o seu produto pode sanar a dor do usuário.


Não tem segredo, menos é mais. LPs muito complexas podem acabar dispersando a atenção do usuário ou o fazendo desistir, por isso a objetividade é a melhor opção nesses momentos.





Na prática, o layout da página tem que ser simples e direto, com textos menos descritivos e mais direcionados para solucionar a dor da sua persona. Essa definitivamente é a melhor opção. Menos informação te dá mais oportunidades de capturar a atenção do seu público, o que, consequentemente, resulta em mais conversão. Lembrando que, menos informação não quer dizer deixar sem informações sobre o seu produto, mas sim saber escolher bem as palavras para entregar o necessário para a compreensão descomplicada do leitor.



2. Seja direto

Seguindo com o nosso raciocínio de menos é mais, os textos são uma peça fundamental. Crie textos diretos, que sejam práticos em passar adiante o que é a sua oferta e quais são os benefícios em adquiri-lo.


Em um primeiro momento, pode ser confuso: “como eu vou conseguir falar tudo, se eu não posso fazer textos longos?”.


Acredite, é possível falar muito com poucas palavras. Acontece que muitas vezes, na escrita, damos voltas desnecessárias na intenção de reforçar algumas informações para convencer o cliente a preencher o formulário da LP. Porém, um título atraente e um texto explicativo rápido é muito mais eficiente nessas horas.





Para criar textos diretos, basta usar gatilhos mentais que capturem a atenção da sua persona. Nessas horas o mapa de empatia pode ser de grande ajuda, pois te mostra quais são as dores da sua persona com mais detalhes, te ajudando a escolher com mais precisão as palavras certas para mostrar que a sua solução vai ajudá-lo.



3. Crie senso de urgência e use CTAs

Quando uma pessoa chega até a sua landing page, quer dizer que ela foi condicionada por uma dor ou desejo, e sua LP pareceu em um primeiro momento apresentar uma solução viável. Logo, você precisa ter em mente o motivo que trouxe esse lead até você, para assim poder elaborar algo que passe o sentimento de urgência de adquirir seu produto ou serviço.


Você faz isso mostrando para o seu usuário a importância do seu produto na vida dele, como ele pode solucionar a dor do momento e como a demora em adquiri-lo pode afetá-lo. Cria-se uma bolha de informações que incita um sentimento de urgência, pois ao ignorar a dor inicial, não só o problema continuará, como ele pode piorar.


E claro, toda provocação precisa de um empurrãozinho para levar a uma ação. E é aqui que os CTAs entram. A Chamada para ação (no inglês “Call to Action), é como o próprio nome diz, uma palavra ou frase que chama o usuário para completar alguma ação dentro da sua landing page. Sabendo disso, não deixe de fazer seus CTAs ligados à dor exposta na LP, para que o lead inicie sua jornada de conversão.



4. O tamanho dos formulários

O formulário dentro da LP para a conversão é um ponto muito importante. Vamos novamente fazer o exercício de se colocar no lugar do usuário? Imagine que você é um professor infantil e quer receber um conteúdo sobre “como explorar a criatividade nas aulas”. Você chegou até uma LP que tem esse conteúdo, mas para acessá-lo é preciso preencher um formulário com os seguintes campos:


  1. Nome;

  2. E-mail;

  3. Telefone;

  4. Em qual instituição você ministra;

  5. Ministra em mais de uma instituição;

  6. Qual disciplina você leciona;

  7. Qual sua cidade;

  8. Qual seu estado;

  9. Qual seu maior desafio de usar a criatividade em sala;

  10. Qual seu maior objetivo como professor;


Você preencheria ele sem problemas?


O formulário possui 10 campos, com perguntas abertas e fechadas. É um preenchimento que pode levar alguns bons minutos, principalmente, no caso das perguntas abertas, que possuem uma ligação direta com a dor do usuário e são ainda mais demoradas para responder. O objetivo do formulário da Landing Page não é fazer uma pesquisa, e sim fazer uma conversão.


Remodelando um pouco o formulário acima, ele poderia ser feito da seguinte forma:


  1. Nome - para identificar a pessoa;

  2. E-mail - para compor a sua base de lead;

  3. Telefone - para um contato mais rápido, se necessário;

  4. Cargo - para saber o papel da pessoa dentro da instituição.


Muito mais prático, não acha?





Lembra que já comentamos o quão importante é ser direto? Com o formulário não é diferente. Coloque apenas os campos que são realmente necessários, para isso é bom realizar um estudo antes, para solicitar apenas as informações necessárias sobre o seu lead.



5. Faça do design o seu aliado

Um ponto que pode te ajudar muito, são as cores. Pense nas áreas que merecem mais destaque e as deixem propositalmente mais chamativas (como o formulário e o CTA final, por exemplo). Essas são as sessões que irão se destacar mais, chamando a atenção do usuário, contribuindo para levar ao objetivo final da landing page: a conversão.


Lembrando que menos é mais, então o design pode seguir uma linha mais simples, não precisa ser algo complexo. E não deixe de lado a sua identidade visual. Mantenha o padrão da sua identidade, de forma que seu usuário te reconheça. Utilize dessa oportunidade para reforçar a sua autoridade!



6. Atente-se ao mobile

Sua landing page precisa ser otimizada para o mobile. Isso é obrigatório! Caso isso não ocorra, lamento informar, temos um problema sério.


Muitas pessoas acessam a LP pelo celular, por isso na hora de criar sua landing page, verifique o funcionamento dela na versão mobile. Após visualizar a LP no celular, observe se tem algo que desconfigurou e faça os ajustes necessários. Tudo isso conta muitos pontos para a experiência do cliente e, claro, nos resultados de conversão.


Muitas plataformas que oferecem a ferramenta de criar landing page, como o RD, já possuem essa configuração automática, mas é sempre bom verificar para garantir que tudo estará no lugar certo. Caso você tenha criado sozinho através de outro meio, pode ser preciso alguém com conhecimentos técnicos de programação para realizar as alterações.



7. Teste o que funciona melhor

No digital, os testes fazem parte de uma prática rotineira. É preciso encará-los como parte do processo. As landing pages não fogem dessa regra. Existe uma metodologia muito útil chamada de “teste A/B”, onde você pode fazer mais de uma versão do mesmo item (LP, e-mail ou anúncio) e analisar qual que performa melhor. Através dessa tática, você pode explorar elementos, textos e design diferentes, a fim de observar o que vai ser mais efetivo para gerar mais conversão com a sua persona.


O teste A/B te dá mais informações para entender o que faz mais sentido para o seu público. É como se fosse um estudo, que pode contribuir muito para sua estratégia como um todo, não só para as landing pages. Por isso a importância de sempre manter sua estratégia alinhada com sua expectativa de crescimento.


Entendido? Agora é só colocar as dicas em prática e arrasar!



 

Você quer avaliar se sua estratégia de marketing está indo bem? Na Mappa, agora você pode solicitar a qualquer momento um diagnóstico gratuito!


Por aqui, a consultoria acontece em várias etapas, para entender e construir um planejamento certeiro. O objetivo é te entregar uma estratégia personalizada e atenta a todas as particularidades do seu negócio.


Faça um diagnóstico e entenda como alavancar seus resultados ainda este mês!





Comments


bottom of page